Modelo negra muçulmana posa como 'Moça com brinco de pérola'


Nascida em um campo de refugiados no Quênia, a modelo Halima Aden, 19 anos, foi a escolhida para recriar a famosa obra "Moça com brinco de pérola", do artista holandês Johannes Vermeer, em ensaio para a edição de novembro da revista "Harper's Bazaar" americana. Negra e muçulmana, ela posou para o fotógrafo Pari Dukovic com a cabeça coberta, como manda a tradição religiosa, incorporando a famosa obra de arte do século XVII, que mostra uma mulher branca de traços europeus.

De família somali, Halima Aden chamou atenção a usar hijab e "burquíni" para concorrer ao título de Miss Minnesota em 2016. Ela migrou para o estado norte-americano aos 6 anos. Desde a participação no concurso, ela ganhou capas de revistas, como as edições americanas da Glamour e da Allure, e participou de desfiles de grifes com Max Mara e Alberta Ferretti, sempre vestindo roupas longas e usando lenços para cobrir os cabelos.

No editorial intitulado "Art of beauty" ("Arte da beleza", em português), Halima e mais quatro modelos pioneiras na luta pela diversidade na moda recriam obras de arte icônicas.




A americana Winnie Harllow, de 23 anos e com vitiligo, é retratada como a Mona Lisa de Leonardo DaVinci, enquanto a modelo plus-size Candice Huffine, 33, protagoniza "O nascimento de Vênus", de Botticelli. Completam o grupo a modelo transgênero Hari Nef, 25, posa para o "Retrato de Madame X", de John Singer Sargent, e a andrógina Erika Linder, sueca de 27 anos, revive o pintor Egon Schiele em um de seus famosos autorretratos.

Campanha de assinaturas solidárias da Black Brasil. Veja como apoiar

 
Black Brasil © 2006 - Mostrando o que a grande mídia não vê - Whatsapp (71) 99249-7473 -